Visitas do site:

Contador de visitas

Ligue o som do seu computador

GENEALOGIA DA FAMÍLIA COSTA CARDOSO

CONSIDERAÇÕES.

“Felizes os que buscam o resgate de seus entes queridos e não os deixam perecer duas vezes: no momento da partida e no próprio esquecimento. Quis o Senhor do Destino, que eu tivesse a grande honra e a oportunidade como historiador, pesquisador e escritor, de dirigir algumas palavras a todas as gerações de João da Costa Cardoso, e a todos que não tiveram a felicidade de conhecê-lo. Escrever para a posteridade todas as sequências de suas gerações é algo maravilhoso e gratificante. Desnecessário elencar todas as virtudes, todo o sofrimento enfrentado face a face com a vida, todo o “bandeirantismo” daquele português oriundo da Freguesia do Moreira, decorridos a partir das gerações antecessoras e sucessoras. Entretanto, foram seus feitos em solo brasileiro, agricultor que era, determinantes para que pudesse viver sempre ao lado do Criador, de sua família e daqueles que dele dependiam. Os sobrenomes são modificados, as mulheres se casam, e seus filhos, assim como que por encanto, nada têm a ver com as origens esquecidas pelo tempo. Mas, os ensinamentos permanecem e a inteligência pela magnitude da vida é herdada. Procurem transmitir todas as virtudes desse honrado homem e cidadão de bem a todos que forem possíveis. Assim, todos vocês das atuais gerações dos Costa Cardoso, mesmo com sobrenomes trocados pelas leis e pelos casamentos, possam demonstrar com orgulho, de onde vieram. Que todos que o conheceram se sintam honrados e orgulhosos de terem tido a oportunidade de um dia, partilhado de seus ensinamentos”.

Prof. Gilberto da Costa Ferreira

                                                 

Mapa de Portugal.

O Distrito de Viana do Castelo limita-se a norte e leste pela Espanha, a sul pelo Distrito de Braga e a oeste pelo Oceano Atlântico. A sede do Distrito é a cidade do mesmo nome, tendo uma população em aproximadamente 300.000 habitantes.

HISTÓRIA.

A pequena e aconchegante Freguesia do Moreira está inserida como uma das 24 Freguesias (pequenos povoados), que pertencem ao Conselho de Monção, assim constituídas: Abedim, Anhões e Luzio, Barbeita, Barroças e Taias, Bela, Cambeses, Ceivães e Badim, Lara, Longos Vales, Mazedo e Cortes, Merufe, Messegães, Valadares e Sá, Monção e Troviscoso, Moreira, Pias, Pinheiros, Podame, Portela, Riba do Mouro, Sago, Lordelo e Parada, Segude, Tangil, Troporiz e Lapela, e, Trute.

Este por sua vez, é parte integrante do Distrito de Viana de Castelo, região de onde surgiu a maioria dos portugueses que colonizaram o Brasil a partir do século XVIII.

Quanto à Freguesia do Moreira, possui uma pequena área de 3,51 Km2 e aproximadamente 487 habitantes, conforme senso de 2011. Tem como padroeira Nossa Senhora da Natividade, comemorando-se no dia 8 de setembro com grande festividade. Também em 13 de dezembro é comemorado o dia de Santa Rita de Cássia. Freguesia do Moreira tem como sua principal atividade econômica a tecelagem do linho, bem como à agricultura, à pecuária e à vinicultura.

Igreja de Nossa Senhora da Natividade.

Da freguesia de Moreira fazem parte os lugares de Bouça, Fundevila, Prados, Parentela, Pisco, Igreja, Pinheiral, Valterra, Cortinhas, Valinha, Almoriz, Outeirinho, Granja, Vila Nova, Catelinha, Paço, Tomada, Outeiro, Trás-do-rio, Venda e Cidade. A sua população dedica-se fundamentalmente à agricultura e à pecuária, à vinicultura, ao comércio, à indústria e à construção civil.
 
Em Moreira, podemos visitar a Igreja Paroquial, a Capela de S. Bento, os solares da Quinta da Lomba e da Quinta da Torre, as margens do rio Gadanha e o Terreiro de Santa Luzia.
 
A exuberância do Rio Gadanha.
 
Sua culinária é maravilhosa, observando-se que à mesa servem cabrito assado no forno, várias especialidades em bacalhau e sardinha assada na brasa com broa de milho. Os artesãos fazem trabalhos de tecelagem em linho. O Clube Desportivo, Recreativo e Cultural e o Centro Social e Paroquial de Moreira caracterizam o espírito de associativismo local.

GENEALOGIA DA FAMÍLIA COSTA CARDOSO.

AS ORIGENS.

Joaquim da Costa Cardoso nasceu na pequena, mas, aconchegante Freguesia do Moreira, Distrito de Viana do Castelo, Portugal, aos 14 de junho de 1870, uma terça feira do verão europeu e antevéspera de Corpus Christi, tradicional comemoração católica. Era filho de João da Costa Cardoso e de Maria Moreira da Conceição. Aportou no Brasil aos 15 anos de idade, quando sua família, desembarcando no Porto do Rio de Janeiro em 1885, previamente escolhera para fixar residência na cidade de Queluz, no Estado de São Paulo, como referência às raízes de sua homônima portuguesa localizada no Distrito de Lisboa, a capital da República Portuguesa.

Queluz, a cidade escolhida e a beleza do Rio Paraíba do Sul.

Em seu país de origem, ainda menino, trabalhava com sua família na árdua profissão de lavrador, profissão esta que continuou a desenvolver no Brasil após casar-se com Generosa da Conceição, nascida em Barra Mansa-RJ aos 13 de janeiro de 1879, filha de Firmina Maria da Conceição, uma escrava negra. Após seu matrimônio passara a chamar-se Generosa da Costa Cardoso, constituindo uma numerosa prole e residindo à Rua 24 de outubro, s/nº, Bairro de Santa Cruz, em Areias-SP.

A aconchegante e maravilhosa Areias.

Os patrões de João da Costa Cardoso desejando presentear seu filho Joaquim por ocasião de seu casamento com Generosa, o fez de maneira costumeira à época, ou seja, presenteando-o com um casal de escravos, tendo em vista serem sabedores de que Joaquim decidira seguir a profissão de lavrador naquela cidade. Dessa feliz união gerariam os filhos Lydia, Enedina, Maria, Alzira, Antolina, Benedicto, Anita e Albertina.

FAMÍLIA DE ENEDINA.

                                        

                                         Enedina, Geraldo e a filha Neusa.

Enedina casou-se com Geraldo Soares Ferreira no dia 19 de outubro de 1940, vindo a gerar os filhos Nelson, Neusa, Célio, Neide e Cleusa. Geraldo faleceu no dia 09 de agosto de 1975, sendo sepultado no Cemitério da Venerável Ordem Terceira, anexo ao Convento de Santa Clara em Taubaté, tendo sido exumado em 1978 e seus restos mortais trasladados para o Cemitério Municipal e sepultados junto à neta Edilene, filha de Neusa, precocemente falecida aos três anos de idade. Mais tarde, os restos mortais de Geraldo e Edilene foram trasladados para o Jazigo da Família Costa Ferreira no mesmo cemitério. Enedina faleceu no dia 17 de março de 2003, estando sepultada no mesmo Jazigo.

NELSON.

Nelson da Costa Ferreira casou-se com Maria Aparecida, gerando os filhos Nilceía, Naíze, Nádia e Waner. Nelson separou-se e mantém união estável com Aparecida, não ocorrendo geração. Aparecida, sua primeira mulher, faleceu. Nilcéia casou-se com Mário, gerando os filhos Lyandra e Larissa; Naíze casou-se com Marcos, gerando os filhos Marcela e Vítor; Nádia casou-se com Reginaldo, gerando Clara; Vaner casou-se com Andréa, gerando Mariana e Cecília.

NEUSA.

Neusa casou-se com Ephifânio de Lima Moscardo, gerando os filhos Eliseu, Elucimara, Edmilson, Edemir, Ednéia e Edilene. Neusa e Ephifânio são falecidos. Eliseu casou-se com Geni, gerando os filhos Renan e Tatiana. Renan é solteiro. Tatiana casou-se com Álvaro José de Toledo Júnior, gerando Heitor e Marcelo, este, nascido aos 11/11/13 e falecido aos 17/11/13. Elucimara casou-se com Celso, gerando os filhos Carolina, Adriano e Amanda. Carolina casou-se com Paulo, separou-se gerando João Pedro e Vinícius. Adriano é solteiro. Amanda casou-se com Anderson, gerando Pedro Henrique. Edmilson relacionou-se com Cássia, gerando Eder, Laiana e Alisson. Depois relacionou-se com X, gerando Elizabete. Mantém união estável com Tânia, não ocorrendo geração. Edemir casou-se com Luciene, gerando Larissa e Lucas, sendo ambos solteiros. Ednéia casou-se com Célio, gerando Silas e Samira, sendo ambos solteiros. Edilene faleceu aos três anos de idade.

CÉLIO.

Célio casou-se com Eliza, gerando os filhos Daniela, Rodrigo e Fernanda. Daniela casou-se com Alexandre Macedo de Araújo, gerando João Pedro e Mateus, ambos solteiros. Rodrigo casou-se com Dâmara Fava, gerando os filhos Gabriel e Isadora. Fernanda é solteira.

NEIDE.

Neide casou-se com Gilberto, gerando a filha Miriam Gislene. Neide separou-se. Miriam Gislene casou-se com Anderson, gerando os filhos Lucas e Felipe, sendo ambos solteiros.

CLEUSA.

Cleusa casou-se com Isidoro Ferreira Gorges, gerando as filhas Gizélia e Aline. Isidoro faleceu em 14 de novembro de 1986. Cleusa é viúva. Gizélia é solteira. Aline casou-se com Marcelo, não ocorrendo geração.

FAMÍLIA DE LYDIA.

                                                                                        

Cypriano, Argemiro, Jaime e Lydia.

Lydia casou-se com Antonio Cypriano Sobrinho, gerando os filhos Sebastiana, Cecília, Carmem, Jaime, Maria, Iracema, Valdomiro, Argemiro e Irene. Antonio faleceu e foi sepultado em São Paulo e, mais tarde, seus restos mortais foram trasladados para Lorena. Lydia faleceu e está sepultada em Lorena.

SEBASTIANA.

Sebastiana Tavares Leonel casou-se com Manoel Leonel, gerando os filhos Arlete, Cecília, Neusa, Altamiro, Regina e Manoel Carlos. Manoel Leonel faleceu em maio de 1982 e Sebastiana em 2005 estando ambos sepultados em Lorena. Arlete casou-se com José Simeão Machado, gerando os filhos Maria Aparecida, João Batista, José Ricardo e Edson. Maria Aparecida é solteira, tendo se relacionado com Carlos Roberto dos Santos, gerando Karla Fernanda. Carlos Roberto dos Santos é falecido. João Batista casou-se com Maria Luiza, gerando Iezus Henrique, solteiro. José Ricardo casou-se com Águeda, gerando Rafael Henrique e Gabriela. Gabriela casou-se com X, gerando Juliana. Edson casou-se com Renata, gerando Paulo Henrique. Separou-se e vive com Maria Alice, gerando Edson Jr. e Matheus Henrique. Karla Fernanda casou-se com Rodrigo, gerando Clara. Gabriela relacionou-se com Tiago, gerando Juliana. Paulo Henrique casou-se com Tatiana, gerando Ana Júlia. Cecília casou-se com Mauro Batista, gerando Claudia Mara e Elmo Luiz. Claudia Mara casou-se com Agnaldo, gerando Letícia e Alessandra. Elmo Luiz casou-se com Cristiane, gerando Julia e Vinicius. Neusa casou-se com Geraldo gerando Sandra. Sandra casou-se com Sérgio, gerando Roberta. Altamiro casou-se com Isabel, gerando Flávia e Fábio. Flávia é solteira. Fábio casou-se com Letícia, não ocorrendo geração. Regina casou-se com Salino Pereira Rodrigues gerando Regina Célia e Simone Roberta. Simone Roberta é solteira. Salino faleceu em 26/08/2001. Regina Célia casou-se com Carlos, gerando Ana Julia e Ana Beatriz. Regina Célia separou-se. Manoel Carlos é solteiro.

CECÍLIA.

Cecília faleceu aos sete anos na cidade de Areias-SP, onde nasceu e está sepultada no Cemitério Municipal daquela cidade.

CARMEM.

Carmem relacionou-se com Altino Arantes de Almeida, gerando os filhos Washington, Wilson, Williams, Silvana e Regina Célia. Washington casou-se com Ivani Fredericce, gerando Douglas e Murilo, sendo ambos solteiros. Wilson casou-se com Débora, gerando Wellington. Wilson separou-se de Débora. Willians relacionou-se com Nilza, gerando Vitória e Tiago. Silvana casou-se com Eduardo Belloli, gerando Jéssica Roberta. Jéssica Roberta casou-se com Bruno, gerando Lorena. Regina Célia casou-se com Cláudio Donizete Grillo, gerando Edi Renan. Edi Renan casou-se com Patrícia, não ocorrendo geração. Patrícia tem uma filha de nome Akemi, de outro relacionamento.

JAIME.

COM A NETA, RITA DE CÁSSIA.

Jaime casou-se com Maria, gerando a filha Eunice. Separou-se, casando-se com Léa, gerando Léa Maria. Jaime faleceu aos 02 de abril de 2015 em Cruzeiro, onde residia, vítima de mal súbito. Foi sepultado em Cruzeiro no Cemitério de Santa Cruz no dia 03.

MARIA.

Maria casou-se com Geraldo, gerando Elizabete, Ermelinda, Batista Edson, Edna Maria, Eloísa de Fátima, Eliana Maria e Maria Aparecida. Geraldo faleceu, estando sepultado em Cruzeiro. Elisabeth casou-se com Gerson, gerando Andréa. Depois separou-se e relacionou-se com José, gerando Alex. José é falecido. Após, relacionou-se com João Carlos e separou-se, não ocorrendo geração. Andréa casou-se com Márcio, gerando Fabiana. Separou-se e relacionou-se com Elias, gerando Lucas Elias e Assén José. Depois separou-se e relacionou-se com Sidney, não ocorrendo geração. Alex relacionou-se com Tatiane, gerando Alehan, tendo depois se separado. Ermelinda  casou-se com Dalvo, gerando Emerson, Patrícia e Alessandra. Emerson casou-se com Natália, gerando João Gabriel e Arthur. Patrícia casou-se com João, gerando Pedro Henrique, Thiago e Vitor. Alessandra casou-se com Júlio, gerando Caio e Felipe. Batista Edson casou-se com Cleuza, gerando Peterson, Jeferson e Stéfani. Peterson casou-se com Fernanda, gerando Nátali. Jeferson casou-se com Marilcéia, não ocorrendo geração. Stéfani casou-se com Glauco, não ocorrendo geração. Edna Maria casou-se com Raimundo, gerando Aldryn. Raimundo é falecido. Heloísa de Fátima e Eliana Maria são solteiras, não ocorrendo geração. Maria Aparecida relacionou-se com Silvio, gerando Yhigor. Silvio faleceu. Depois casou-se com Adilson, gerando Yasmin. Depois separou-se.

IRACEMA.

Em processo de elaboração.

VALDOMIRO.

Valdomiro faleceu aos dois anos de idade em Pinheiros, Distrito de Queluz-SP, cidade onde nasceu e está sepultado no Cemitério Municipal daquela cidade.

ARGEMIRO.

Argemiro Cypriano Coutinho casou-se com Vilma, gerando Acácio, Sandra e Luciana. Vilma faleceu. Acácio casou-se com Ana, gerando Maria Eduarda e Luan. Separou-se de Ana. Sandra teve um relacionamento e gerou Elvis. Luciana casou-se com Antonio, gerando Bianca.

IRENE.

Irene casou-se com Abrão, gerando Rosimeire, Roberto Carlos, Ronaldo, Roginaldo, Romualdo e Rogério. Depois se separou e relacionou-se com Sehir, gerando Fabiana. Rosimeire casou-se com Luiz, gerando Ana Paula, Bruna e Thiago, solteiros. Roberto Carlos casou-se com Elisabete, gerando Erick e Thiago, solteiros. Ronaldo casou-se com Vera Lúcia, gerando Vivian. Depois se separou e relacionou-se com X, gerando Cristhian. Vivian e Cristhian são solteiros. Roginaldo casou-se com Paula, não ocorrendo geração. Depois separou-se e se relacionou com Cláudia, gerando Camila. Camila casou-se com X, gerando Júlia. Romualdo casou-se com Rita, gerando Kaík. Rogério é solteiro. Fabiana casou-se com Marcelo, gerando Lucas, Matheus e Nícollas.

                                                    FAMÍLIA DE MARIA.                          

Em processo de elaboração.

      FAMÍLIA DE ANTOLINA.

Em processo de elaboração.

       FAMÍLIA DE BENEDICTO.

Benedicto casou-se com Ida, gerando os filhos Darcy, Dalmi, Divani e Daise. Darci casou-se com Benedita, gerando os filhos Sueli e Sérgio. Darci e Benedita faleceram. Sueli casou-se com X, gerando Rodrigo e Renata. Sueli separou-se. Rodrigo era solteiro e faleceu. Sérgio casou-se com Silvana, gerando os filhos Rafael, Eliane e X. Dalmi casou-se com Inês, gerando X. Dalmi faleceu. Divani faleceu, não havendo notícia de seu estado civil. Daise faleceu, não se tendo mais notícias sobre sua vida.

     FAMÍLIA DE ALZIRA.

Alzira residiu no Rio de Janeiro. Segundo informes, após ficar doente seu marido a abandonou e veio morar com os pais em Areias, onde faleceu.

                                                   FAMÍLIA DE ANITA.

Anita relacionou-se com X, gerando Mário. Anita é falecida. Mário casou-se com Abgail, gerando Sérgio, Roberto e Mauro. Mário faleceu.

                                                   FAMÍLIA DE ALBERTINA.

Albertina casou-se com Antonio, gerando Ademir, João Claudemir, Jorge Clair, Dirlei, Dalva, Dilza, Dilcéia e Diocena. Albertina adotou Maria do Carmo. Ademir casou-se com Ezilma, gerando Jacilene. Jacilene nasceu especial e faleceu com 19 anos em 01/10/1991. João Claudemir casou-se com Aparecida, gerando X. Separou-se e relacionou-se com X. Jorge Clair casou-se com Tânia, gerando Jorge, Mara e Shirlei. Jorge é solteiro. Mara casou-se com Élcio, gerando Marcela, Nícolas e Leonardo, sendo todos solteiros. Shirlei casou-se com Márcio, não ocorrendo geração. Tânia faleceu. Jorge Clair relacionou-se com Ilda, gerando Fábio, Márcio e Milena, sendo todos solteiros. Dirlei casou-se com Alexandre, gerando Alessandra, Rosemeire, Alexandre Jr, e as gêmeas Sirlei e Sirléia. Dirlei faleceu. Alessandra casou-se com Cristiano, gerando Letícia e Felipe, sendo ambos solteiros. Rosemeire casou-se com Marcelo, gerando Marcelo Jr, solteiro. Alexandre Jr. casou-se com Letícia, não ocorrendo geração. Sirlei casou-se com Maurici, gerando Lívia e Diogo. Sirléia casou-se com Rafael, gerando Davi. Dalva casou-se com José Carlos, gerando Gesner e Kátia Helena. Gesner é solteiro. Kátia Helena casou-se com Marcelo, gerando Gabriel e Miguel, sendo ambos solteiros. Dilza casou-se com José Jaime, gerando José Adilson, Armênio, Cleide e Cláudia. José Adilson casou-se com Aparecida, gerando Letícia. Erick, Thiago e Eigon. Letícia casou-se com Homero, gerando Homero Jr. e Nívea, sendo ambos solteiros. Erick casou-se com Ana Cláudia, gerando Arthur, solteiro. Erick faleceu aos 07/07/2014. Thiago casou-se com X. Eigon é solteiro. Armênio casou-se com Glória, gerando Mariana, solteira. Separou-se e relacionou-se com Edna, gerando Braion e Brenda. Cleide casou-se com Mauro, não ocorrendo geração. Cláudia casou-se com César, gerando Loraine e Loraivne. Dilcéia casou-se com Hugo Brandão, gerando Heleno e Hércules. Hugo Brandão faleceu. Heleno casou-se com Cristina, gerando Heloísa e Rafael. Hércules casou-se com X, gerando Heitor e Marina. Separou-se e relacionou-se com Mileide, gerando Guilherme. Diocena casou-se com José Carlos, gerando Diocinéia e Dirléia. Diocinéia casou-se com X, gerando Márcia. Dirléia casou-se com X, não ocorrendo geração. Maria do Carmo foi abandonada pela mãe, uma desconhecida, com uma semana de vida, sendo criada pela matriarca da família, Albertina. Relacionou-se com José Amarildo, gerando Josimara e Maria Eduarda.

 

 

PROFº GILBERTO DA COSTA FERREIRA - HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR. COORDENADOR TÉCNICO DO MEMORIAL GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO.

cfgilberto@yahoo.com.br

Compartilhar essa informação:
Deixe um comentário:
Título:
Comentário:
Nome: E-mail:
 
Árvore Genealógica | 01/06/2020
Estou montando minha Árvore Genealógica. Sei que tenho um parente chamado José da Costa Ferreira Cardoso e li em documentos que ele foi naturalizado brasileiro vindo de Portugal. Gostaria de saber se existe algum parentesco com este artigo. Telefone para contato: (24) 9-9835-5221 WhatsApp
Israel da Silva Faria

Família | 02/03/2017
Que alegria poder conhecer minhas origens de onde tudo iniciou, Me emocionei e chorei ao ler sobre todos, principalmente pelo meu avô Jayme. Lágrimas escorreram e espero um dia poder conhecer o lugar tão singelo e tão cheio de magia em Portugal. Sr. Gilberto, que alegria me deu! Um presente para a vida e que Deus te abençoe continuamente nesse lindo trabalho.
Rita de Cássia

Oi... esqueceu de um... | 17/01/2017
Sou a Tatiana, filha do Eliseu (Neusa)... Tive dois filhos, Marcelo que nasceu aos 11/11/13 e faleceu aos 17/11/13, e o Heitor. Adorei seu trabalho, Parabéns!
Tatiana Costa Moscardo de Toledo

Sinto orgulho em descobrir que faço parte dessa grandiosa Família | 10/06/2015
Muito bom saber que existe pessoas como você Prof. Gilberto, que encontra o verdadeiro tesouro em pesquisas e divide essa História de vidas, de caminhos entrelaçados, de tantas descobertas, trazendo essa oportunidade de voltar no tempo e conhecer nossas origens e assim deixarmos um ponto a frente aos nossos descendentes. Obrigado por você existir e por ser parte dessa História. Continue esse trabalho, é Maravilhoso!
Ivani Fredericce Arantes de Almeida

História da Família Costa Cardoso | 23/05/2015
Parabéns, professor Gilberto, é um trabalho esmerado e muito bonito. Posso sentir o amor e a dedicação em cada família pesquisada e lembrada nessas linhas. Isso é um imenso tesouro que ficará para a posteridade, mais uma vez, parabéns.
claudio donizete grillo


Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2020 - Proibida reprodução sem autorização
Desenvolvido por Fábrica5