Visitas do site:
Contador de visitas
Ligue o som do seu computador
GILBERTO DA COSTA FERREIRA
   

 

QUANDO OS OLHARES DIZEM TUDO...

 

Domingo, transitando pela Praça Santa Teresinha percebi que tudo estava em sintonia com a natureza. Suas árvores frondosas enfeitadas com o coral formado por bem-te-vis, pardais e rolinhas esperavam pelos acordes harmônicos, enquanto outras, quietas, sonhavam com a claridade das primeiras estrelas.  A torre do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, muito esguia, deixava transparecer, à sombra do seu sino mudo e quieto àquela hora, a paz e a felicidade reinante naquele local sagrado. Logo, tive a atenção despertada para algumas pessoas, que, parecendo-me felizes, caminhavam de um lado para outro à procura de algo que lhes interessassem.

 

A SEMPRE ACONCHEGANTE E BELA PRAÇA SANTA TERESINHA

 

Aproximando-me, percebi tratar-se da iniciativa de uma Organização Não Governamental denominada “Associação Vida Taubaté” e que ali estava instalada uma feira para doação de animais. Cães e gatos completavam aquele ambiente fraternal, disputando com flertes a plateia que lhes acercavam, alguns com olhares pidões, outros como que implorando “me levem” e outros ainda imaginando frases como "não se esqueçam de mim", “não me abandonem” ou “preciso de carinho”. Eram de todos os tamanhos, idades, raças, cores, com rabo ou de rabo cortado, enfim, de fazer inveja a qualquer canil ou gatil que se preze. Cães e gatos, dentro de repartições amplas e muito bem cuidados, enfeitavam e alegravam com suas belezas e passividades próprias aquele ambiente terno e mágico.

 

A FEIRA NA PRAÇA SANTA TERESINHA E A CUMPLICIDADE DOS OLHARES

 

Também pude perceber que os responsáveis por aquele evento doavam-se de corpo e alma na busca incessante por algum interessado pela posse responsável em adotar qualquer deles. E essa busca incessante era procedida de forma meticulosa, onde se exigiam cópias dos documentos do adotante, como RG, CPF, Comprovante de Residência, da assinatura do Termo de Doação com valor judicial, e, principalmente se o adotante não estava ali para uma adoção por impulso. E após tudo dentro da conformidade, o animal ou animais eram entregues em perfeito estado de saúde, estando todos cadastrados, castrados, vacinados e vermifugados.

 

                                               

O AMOR DEMONSTRADO PELAS DIFERENTES GERAÇÕES

                                 

Já era de meu conhecimento a atividade desenvolvida por essa Organização em nossa cidade, a qual, aos sábados e domingos, na Praça Santa Teresinha, lá se apresenta para o fim a que se destina. Ali se encontravam como sempre fazem pessoas abnegadas, imbuídas do verdadeiro espírito de cidadania e de humanidade para com os problemas de nossa cidade no que se refere a animais abandonados ou maltratados. Fazem desse sacerdócio a própria razão de viver, sem pretensões políticas, eximindo-se de se tornarem celebridades perante a imprensa falada, escrita e televisada, doando-se totalmente à causa daqueles que só podem falar pelos olhos e pelo carinho que nos dedicam. Com absolutíssima certeza, lá adiante e ao final da longa caminhada da vida, terão seus nomes inseridos no Grande Livro da Recompensa, pela benevolência em vida e escritos de próprio punho pelo Criador.

 

PROFº GILBERTO DA COSTA FERREIRA - HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR. COORDENADOR TÉCNICO DO MEMORIAL GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO.

cfgilberto@yahoo.com.br

Compartilhar essa informação:
Deixe um comentário:
Título:
Comentário:
Nome: E-mail:
 
Vida. | 20/07/2014
Captou com precisão o espírito da ação.
Melina Teles e Sousa

Agradecimentos | 18/07/2014
Muito obrigado. Agradecemos a emoção deste lindo texto. Diretoria Vida Taubaté.
Vida Taubaté - Defesa dos Animais

Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 - Proibida reprodução sem autorização
Desenvolvido por Fábrica5