Visitas do site:
Contador de visitas
Ligue o som do seu computador
LIA CAROLINA PRADO ALVES MARIOTTO
   

A DESCOBRIDORA DO CAMINHO DO OURO - (A TRILHA ENTRE AS VILAS DE PARATY E TAUBATÉ)

 

Todo historiador ou pesquisador é, reconhecidamente, ávido por nova descoberta, ou então, se já do conhecimento científico, um apaixonado por divulgá-la e compartilhá-la, de maneira que todos possam se rejubilar de determinado acontecimento, e que, pelos métodos que foram descobertos, tornou-se um "Fato Histórico". Refiro-me ao "Descobrimento Do Caminho Do Ouro", de autoria da competente e dedicada Historiadora, Professora, Paleógrafa, Escritora e Pesquisadora,  Lia Carolina Prado Alves Mariotto. Nascida aos 29 de agosto de 1944, uma terça feira de inverno, em Guaratinguetá-SP, terra abençoada por Santo Antonio de Sant'Ana Galvão e berço de pessoas ilustres como o presidente Rodrigues Alves e o compositor e violonista Dilermando Reis, Lia Carolina Prado Alves Mariotto mudou-se para Taubaté no ano de 1967, onde se radicou e se projetou em sua carreira de seguidos sucessos, demonstrando um carinho incomensurável pela cidade que um dia a acolheu.

Como Chefe de Divisão de Museus da Prefeitura Municipal de Taubaté é exemplo de dedicação extrema, de uma abnegação aos seus propósitos e de uma competência profissional difícil de ser igualada e encontrada. É a demonstração do verdadeiro amor à causa abraçada e a suprema glória do dever de probidade, que todo historiador que se dedica ao nosso passado e sobre o qual ele escreve, tem a missão de cumprí-lo e de levá-lo a bom termo.  E essa mesma história a paleógrafa Lia Carolina escreve e descreve com minúcias, próprias de uma pesquisadora, com documentos comprobatórios e não com argumentos capciosos ou sentimentais. Tive o grande prazer e honra em poder conhecer esse seu trabalho de resgate do Caminho Antigo do Ouro. É uma viagem ao saber, a um passado rico e concentrado em detalhes, desconhecidos até então. Nessa leitura constatamos a importância de Taubaté para a formação cultural e econômica do Vale do Paraíba Paulista, Fluminense e Mineiro. e que somente uma pesquisadora e paleógrafa como Lia Carolina, dotada de conhecimentos técnicos e altamente capacitada, seria capaz de reproduzí-la.

O projeto sobre "A Trilha entre as Vilas de Paraty e Taubaté" é oriundo da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Taubaté, coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, Coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH). Sua publicação está inserida na Revista de Filologia e Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo. À nossa querida e estimada paleógrafa Lia Carolina Prado Alves Mariotto, todo o nosso reconhecimento e gratidão pelo árduo e incessante trabalho de resgate de parte da historiografia regional brasileira.

 

 

PROFº GILBERTO DA COSTA FERREIRA - HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR. COORDENADOR DO MEMORIAL GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO.

cfgilberto@yahoo.com.br

 

 

 

 

Compartilhar essa informação:
Deixe um comentário:
Título:
Comentário:
Nome: E-mail:
 
Seja o primeiro a comentar!
Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 - Proibida reprodução sem autorização
Desenvolvido por Fábrica5