Visitas do site:
Contador de visitas
Ligue o som do seu computador
EGÍDIO ANTONIO CELANO
   

CIDADÃO PRESTANTE.

 

Egídio Antonio Celano nasceu na comunidade de Latrônico, Província de Potenza, na Itália aos 11 de junho de 1931, sendo filho de Vincenzo Domênico e de Maddalena Gaudioso. Nessa época o mundo ainda vivia, num passado recente, dos fragmentos do pós Primeira Guerra Mundial a partir de 1917 e das consequências desastrosas da Queda da Bolsa de Nova York em 1929, quando teve importantes repercussões internacionais. Foram tempos difíceis, seguidos com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, com a Alemanha invadindo a Tchecoslováquia em 01 de setembro de 1939. Seus pais, enfrentando todas as adversidades passadas nos momentos de horror de um conflito mundial e receosos de uma 3ª Guerra Mundial, resolvem deixar a terra natal em busca de paz e de esperança. A região pretendida seria a América do Sul e o país escolhido seria o Brasil, terra bendita que, outrora, recebera outros patrícios. Desembarcando no Brasil em meados de 1950 a bordo de um navio cargueiro e depois de vários dias de uma viagem que parecia interminável, aportaram e fixaram residência no Rio de Janeiro, então Capital Federal, onde ali residiam alguns patrícios. Egídio, alfaiate de profissão, logo passou a exercê-la. Não demorou muito e logo foi juntar-se aos seus primos Egídio e Vincenzo Gaudioso, na cidade de Cruzeiro/SP, sendo o primeiro, também alfaiate e o segundo, proprietário de um pequeno comércio. Em 21 de setembro de 1957 contrai matrimônio com Stella Gaudioso advindo dessa união os filhos José Vicente e Rosa Maria. Nessa cidade permanece até 1958, quando então se muda para Núcleo Bandeirante, futura cidade satélite do Distrito Federal para a continuidade da profissão de alfaiate.  Em 1969, com seus primos residentes em Taubaté, recebe o convite para aqui trabalhar em companhia dos mesmos na Marchantaria do Vale, um conceituado frigorífico. Gigio, como carinhosamente era chamado, com sua bondade infinita e sua simplicidade que lhe eram peculiares, angariou a simpatia de todos que o cercava. Vivia pela família e em função dela. Depois de alguns anos de um trabalho profícuo, de uma abnegação digna de ser seguida e aliado ao fato do encerramento das atividades da empresa, decide assumir por conta própria o mesmo ramo que anteriormente exercera, passando a ser o distribuidor de carnes para todos os restaurantes da Rodovia Presidente Dutra, no trecho compreendido entre Jacareí e Cruzeiro. Apesar de ser uma pequena empresa com apenas seis funcionários, contribuía para o progresso da cidade que adotara como seu berço definitivo e seu rincão querido.

Após toda essa trajetória, adquire a Distribuidora de Ferragens Potenza situada na Rua Dr. Jorge Winther, para que seu filho Vicente, a administrasse. Tempos mais tarde, desativando sua distribuidora de carnes, passa a figurar na direção na empresa junto com seu filho. Também ali, após expansão da empresa e mudança da mesma para a Avenida Independência, continuou contribuindo para com o engrandecimento da cidade como sendo a mais completa loja de ferragens do Vale do Paraíba, agora com um respeitável quadro composto de trinta funcionários. Deixou um legado de toda sua vida quando procurou fazer de seu semelhante, seu próximo, externando carinho, compreensão e muito amor. Os sentimentos que ele em vida transmitira a quem o procurava para a solução dos problemas apresentados, jamais serão esquecidos.

Seu falecimento, ocorrido no dia 12 de junho de 2005 consternou a todos os que lhe eram caros. Está sepultado no Jazigo da Família Celano no Cemitério Parque das Paineiras, em Tremembé/SP. Como homenagem póstuma, seu nome foi atribuído em uma das vias públicas de Taubaté, localizada no Residencial Vista Alegre, Bairro do Bonfim, com a denominação de "Rua Egídio Antonio Celano - Cidadão Prestante".

Requiescat in pace, Imigrante Italiano de Coração Brasileiro!

 

 

PROFº GILBERTO DA COSTA FERREIRA - HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR. COORDENADOR TÉCNICO DO MEMORIAL GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO.

cfgilberto@yahoo.com.br

 

Compartilhar essa informação:
Deixe um comentário:
Título:
Comentário:
Nome: E-mail:
 
Seja o primeiro a comentar!
Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 - Proibida reprodução sem autorização
Desenvolvido por Fábrica5