Visitas do site:
Contador de visitas
Ligue o som do seu computador
GARCÍLIO COSTA FERREIRA FILHO (MILITAR)
   

CIDADÃO PRESTANTE.

 

Garcílio  Costa Ferreira Filho nasceu aos 05 de outubro de 1940 em Taubaté-SP, sendo  filho de Garcílio da Costa Ferreira e de Maria de Freitas Ferreira. Ingressou na Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá/SP no ano de 1959. Em 1960, após cumprir o serviço militar mudou-se para Brasília, onde, em companhia de seu pai, instalou uma fábrica para engarrafamento de água potável denominada Fonte Santa Clara.

Assistiu e se emocionou, no memorável dia 31 de janeiro de 1961, como sempre contava a todos, com a passagem da faixa presidencial do então Presidente Juscelino Kubistcheck ao seu sucessor, o novo presidente eleito Jânio Quadros. Mas, a saudade de sua terra natal e da família o fez retornar à Taubaté querida em 1964.

Ingressando na Força Pública do Estado de São Paulo, atual Polícia Militar do Estado de São Paulo, galgou nessa Corporação todos os postos da graduação que lhe conferiam, atingindo o grau máximo de Subtenente PM. Em São Paulo prestou serviços na Casa de Detenção, após conclusão de Curso de Formação de Cabos no 8º BPM de Campinas. Foi transferido para a Casa de Custódia e de Tratamento de Taubaté, a CCTT, situada na Av. Marechal Deodoro. Após, foi transferido para o 5º BC, também de Taubaté, atual 5º BPM/I, onde inaugurou o prefixo 190, da antiga Rádio Patrulha. Nessa nova função sobressaiu-se de maneira insofismável em razão de sua desenvoltura, presteza, agilidade no atendimento das ocorrências e a maneira humanitária para com aqueles que até ele se dirigiam, sendo apontado por seus companheiros de caserna e superiores como exemplo a ser seguido.

Foi tão eficiente na função de Controlador de Rádio Patrulha que em nenhuma ocasião foi removido para outro serviço a fim de que não se interrompesse o perfeito atendimento ao público, em razão de sua dicção clara e concisa, transmitindo segurança, confiança e credibilidade à população de Taubaté. Várias foram as ocorrências em que com sua pronta ação no atendimento do Controle da Rádio Patrulha tornaram-se possíveis as imediatas intervenções policiais e as soluções dos problemas. Cobrava imediatamente o resultado das ocorrências num “continuun” incessante e repleto de expectativas, algumas delas, com finais trágicos, como por exemplo, a ocorrência em uma vila de pequenos quartos na Rua Mariano Moreira, quando uma mãe portadora de distúrbios mentais e amarrando o próprio filho ao corpo embebendo-os em álcool, ateando fogo.

Mesmo com a rapidez no atendimento e o favorecimento de uma viatura estacionada estrategicamente no Mercado Municipal, não foi possível salvá-los. Ao cobrar resultados e receber a notícia do falecimento de ambos sua tristeza transformou-se em lágrimas. Na foto, a Sala de Controle de Rádio Patrulha situada no andar térreo do 5º BPM/I, podemos identificar quatro aparelhos telefônicos, sendo três nas cores preta e um na cor cinza, a novidade da época, bem como o livro de registro das ocorrências diárias e o então Cabo PM Garcílio, em sua segunda graduação e seu nome de guerra, mas que no dia-a-dia das telecomunicações era identificado como FF (Ferreira Filho). Também podemos visualizá-lo em suas atividades de Controlador de Rádio Patrulha, com o aparelho em sua mão esquerda e trajando a gloriosa farda na cor bege da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ao Subtenente PM Garcílio, a gratidão perenal da gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo e  de toda nossa querida Taubaté, com a certeza de que o “tempo é o julgador imperecível de todas as coisas”. Garcílio Costa Ferreira Filho veio a falecer no dia 26 de julho de 2006 em Taubaté. Seu corpo foi velado na Organização Social de Luto São Benedito, em Taubaté/SP, sendo cremado no Crematório Parque das Flores, em 27/07/2006, em São José dos Campos/SP, como era eu desejo.  Suas cinzas estão depositadas no Jazigo Perpétuo da Família Freitas no Cemitério Municipal de Taubaté.

Como homenagem póstuma, através da Lei Municipal Nº 4.679, de 04 de Julho de 2012, teve reconhecida sua prestatividade como munícipe, ao ter como agradecimento do povo taubateano, inscrito seu nome em uma das vias públicas de Taubaté-SP, localizada no "Residencial Vista Alegre", Bairro do Bonfim, com a denominação de "Rua Subtenente Garcílio Costa Ferreira Filho - Cidadão Prestante".

 

 

PROFº GILBERTO DA COSTA FERREIRA - HISTORIADOR, PESQUISADOR E ESCRITOR. COORDENADOR TÉCNICO DO MEMORIAL GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO.

cfgilberto@yahoo.com.br

 

 

Compartilhar essa informação:
Deixe um comentário:
Título:
Comentário:
Nome: E-mail:
 
Seja o primeiro a comentar!
Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 - Proibida reprodução sem autorização
Desenvolvido por Fábrica5